Como se comportar numa dinâmica de grupo?

Como se comportar numa dinâmica de grupo?

Treze dicas.

Primeira: não monopolize a fala. Quem fala demais passa uma imagem de antipatia que é difícil de apagar depois.

Segunda: não interrompa quem estiver falando. Se for o caso, sinalize para o mediador que você quer comentar.

Terceira: procure mencionar quem falou antes de você. Além de criar empatia, isso mostra que você está prestando atenção ao debate.

Quarta: não confronte os outros. Exponha sua opinião ao grupo sem querer ser o dono da verdade.

Quinta: demonstre respeito pela opinião dos colegas. Você não está ali para avaliar, mas para ser avaliado.

Sexta: Não fique muito tempo calado. Em uma dinâmica, silêncio não é sinal de sabedoria, mas de fuga da atividade.

Sétima: estude a empresa previamente e procure usar essas informações quando for pertinente.

E oitava dica: sorria. Isso deixará você confortável e ajudará na interação com as pessoas.

Nona dica – estude sobre dinâmicas de grupo em processos de R&S, para saber previamente como serão interpretadas suas falas e atitudes…. tem dinâmica que é mais pegadinha que outra coisa e só não se dá mal quem já conhecia.

Décima dica – não fique só copiando/repetindo o que os outros fazem/dizem… isso já é muito manjado.

Décima Primeira dica – independente do cargo/vaga, seja colaborativo.

Décima Segunda dica – caso algum dos avaliadores te “corrija” ou te “questione” durante a dinâmica, dê lhe ouvidos.

Décima Terceira dica – lembre-se de deixar sua vida pessoal fora das dinâmicas… ali faça tudo pensando única e exclusivamente na vaga/cargo a que está concorrendo. Em resumo: a postura que você toma diante das circunstâncias e do ambiente em que você se encontra faz a diferença. Notem que todas as dicas estão ligadas a ter uma postura adequada, Eis a importância de ter flexibilidade e adaptabilidade. Percebem a importância dessas habilidades serem desenvolvidas em conjunto? Não dá para desenvolver uma só. Não adianta ficar decorando maneiras sobre como você deve se comportar, isso só vai fazer você ficar mais tenso! É preciso ter percepção da situação e adotar a postura adequada para ela, e isso será instintivo e aperfeiçoado cada vez mais, se você for bem conduzido num treinamento de Soft Skills.

Autores: Max Gehringer , Lucas José D., e Isa Santos.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *