Pesquisa estadual aponta boas expectativas no comércio neste fim de ano

Pesquisa estadual aponta boas expectativas no comércio neste fim de ano

Levantamento contratado pela Faciap foi realizado com comerciantes de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão

A Black Friday, o Natal e a Copa do Mundo prometem aquecer as vendas do comércio varejista neste fim de ano. A expectativa é de aumento nas vendas da ordem de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso é o que aponta a pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), divulgada nesta quinta-feira, 10 de novembro de 2022.

O levantamento foi realizado pelo grupo Datacenso com 501 comerciantes nas cidades de Curitiba e região metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão.

Segundo o presidente da Faciap, Fernando Moraes, além de ser uma época propícia para o aumento do consumo, a previsão positiva se deve também ao atual cenário econômico: deflação, aumento do valor do Auxílio Brasil pelo governo federal, maior taxa de emprego e o pagamento do 13º salário e das férias. “São fenômenos que aumentam a renda em circulação e acabam influenciando positivamente nas vendas”, afirma.

Black Friday

 Em relação a Black Friday, a pesquisa mostra que a maioria dos comerciantes paranaenses (64%) fará alguma promoção neste ano. A cidade com maior engajamento é Maringá, onde 72% pretendem fazer promoções, seguida por Cascavel com 67% dos lojistas que pretendem aderir ao movimento tradicional da última semana de novembro.

Além disso, a maioria dos entrevistados acredita que as vendas da Black Friday deste ano serão superiores às do ano passado. Em todo o estado, a expectativa é de um crescimento de 12,6%.

Natal

Quando se trata do Natal, a pesquisa aponta que, em todo o Estado, a maioria dos entrevistados também aposta em um maior número de vendas em relação às do ano passado. Seis em cada 10 comerciantes se dizem animados com as vendas. Comerciantes de Ponta Grossa  são os mais otimistas, já que 78% dos empresários na cidade estão com alta expectativa em relação às vendas. Em segundo lugar, estão os vendedores de Cascavel, com 62%.

Contratações temporárias

Em relação ao número de contratações, no geral, a maioria dos comerciantes paranaenses não pretende aumentar o quadro de funcionários para as vendas de Natal. Tem parte significativa que pretende aumentar o quadro, principalmente os de Londrina (48%) e Curitiba (44%). Em contrapartida, 83% dos empresários de Cascavel apontaram que não pretendem aumentar o quadro.

Expectativa para 2023

Com relação aos próximos meses, o sentimento dos comerciantes está dividido: metade dos comerciantes está preocupada e a outra metade animada. Os mais animados com o futuro dos seus negócios estão em Ponta Grossa, com 60%, e Guarapuava com 48%. Já os mais preocupados são os empresários curitibanos (56%) seguido por Londrina, com 52%.  Para Fernando Moraes, “isso ocorre em função do novo cenário político e econômico que se desenha no Brasil a partir de janeiro de 2023”.

Fonte: Comunicação FACIAP 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *