Black Friday 2021: 15 Dicas e Estratégias para Vender Mais
A Black Friday é uma das datas mais importantes do comércio brasileiro, atrás apenas do Natal. Em 2020, as vendas no e-commerce foram de R$ 4,02 bilhões em apenas dois dias de campanha, alta de 25,1% nas vendas digitais em relação ao ano anterior, segundo matéria do E-Commerce. A estimativa dos especialistas é de aumento nas vendas na Black Friday 2021, mesmo com a atual crise que perdura devido à pandemia da covid- 19.
A data, confirmada para 26 de novembro de 2021, é uma ótima oportunidade tanto para os consumidores, que se planejam o ano inteiro para adquirir produtos desejados com preços mais acessíveis, quanto para os lojistas, que podem incrementar as vendas e conquistar novos clientes.
As vendas no e-commerce batem recorde a cada nova edição da Black Friday, impulsionadas pela confiança dos consumidores que segue aumentando. Um levantamento indica que o percentual de pessoas que não acreditam na veracidade dos descontos reduziu de 38% em 2017 para 35% em 2018.
Estudo realizado pelo Google em 2017 confirmou que o brasileiro já enxerga a data de forma positiva. A pesquisa mostrou que 55% dos participantes usaram termos positivos, como #descontodeverdade. Enquanto apenas 8% citaram o termo #blackfraude.
Isso demostra que aproveitar a Black Friday já deixou de ser questão de escolha. Trata-se de uma obrigação para as lojas virtuais que desejam aumentar seu faturamento no fim de ano. A data da Black Friday 2021 deve permanecer marcada no seu calendário anual e na sua mente.
Então, se você, lojista virtual, quer aproveitar a data para aumentar a receita da sua loja virtual, damos a seguir algumas dicas sobre como se preparar e ter sucesso em suas vendas. Confira!
Black Friday no Brasil
Antes de falar sobre as melhores estratégias de venda, vamos a um breve resumo sobre a Black Friday.
A campanha de vendas surgiu nos EUA e é realizada durante a última sexta-feira de novembro, após o dia de Ação de Graças. Nesse dia, grandes varejistas e lojas online oferecem descontos que podem chegar a 80%.
A primeira edição no Brasil ocorreu em 2010, quando o site busca descontos reuniu várias lojas com o intuito de oferecer promoções imperdíveis.
Desde então, cada vez mais brasileiros consideram a data uma oportunidade para fazer ótimos negócios. Vamos aos números?
Confira algumas estatísticas da Black Friday no Brasil registradas nos últimos três anos (2018 a 2020):
- A data movimentou mais de R$ 4 bilhões no e-commerce;
- O tíquete médio cresceu, em 2020, de 8,3%, ficando em R$ 652;
- A quinta-feira (véspera) superou a expectativa do mercado, com mais de 1,18 milhões de pedidos;
- Em 2020 foram mais de 6 milhões de pedidos gerados, 15,5% superior que o ano de 2019;
- Nas vendas antecipadas (até quinta à noite), perfumaria e cosméticos foi uma das categorias que mais se destacaram;
- Na sexta, Smartphones, itens de linha branca e TVs dominaram as vendas (itens com tíquete médio mais elevado);
- O site Reclame Aqui recebeu 5,6 mil reclamações — a maioria por propaganda enganosa e maquiagem de preço;
Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai são exemplos de outros países que também aderiram à Black Friday.
Agora que você já conferiu a importância dessa data, fique atento às nossas dicas!
Produtos mais buscados na Black Friday
De acordo com o site oficial da Black Friday, os produtos mais procurados durante o evento são os celulares/smartphones, seguidos dos eletrodomésticos e televisores/vídeos. Veja abaixo a tabela completa!
- 36,50% – Celular/Smartphone
- 36,30% – Eletrodomésticos
- 29,30% – Televisores/Vídeo
- 24,10% – Informática/Tablets
- 22,40% – Móveis/Decoração
- 22,20% – Moda/Vestuário
- 21,30% – Eletroportáteis
- 19,20% – Viagens
- 16,80% – Beleza
- 12,60% – Livros/Papelaria
Porém, segundo dados obtidos pelo Promobit, que divulga cupons de descontos, há uma discordância em relação às promoções divulgadas durante a Black Friday, já que a maioria das promoções são oferecidas para itens Perfume/Beleza, Vestuário/Calçados e Games.
Sendo assim, podemos afirmar que os lojistas não oferecem descontos agressivos para as principais categorias de interesse dos consumidores. Esse pode ser, então, um diferencial do seu e-commerce.
A dica aqui é negociar com fornecedores e conseguir oportunidades de compras para os itens que estão no topo da tabela indicada acima.
Dicas para a sua loja virtual aproveitar a Black Friday e vender mais!
1. Pense em uma pré-campanha
Diversas marcas usam a estratégia de pré-campanha, antecipando algumas ofertas e o reconhecimento perante o mercado.
Sim! Essa ação pode render mais lucros e visibilidade para o e-commerce, além de ser uma excelente alternativa para você potencializar as compras no dia da Black Friday.
Ter esse “esquenta” e apresentar ao consumidor ofertas e promoções interessantes, torna seu negócio mais reconhecido e com boas chances de aumentar a base de clientes.
Um aspecto importante é a forma como a pré-campanha será realizada, já que um impacto negativo resulta na visão que o público tem sobre o e-commerce.
Para diminuir esse risco, opte por uma ação próxima da Black Friday 2021 para que o consumidor associe esses dois eventos e a campanha alcance o resultado esperado.
2. Faça uma análise prévia dos preços dos concorrentes
Quando o público pensa em Black Friday, a primeira associação são preços baixos e muitas oportunidades para fazer um bom negócio. Se você oferecer um produto com um valor desproporcional ao mercado, as chances de compra serão pequenas.
Por isso, para não errar e ter sucesso nessa data, confira e analise como está o preço de seus concorrentes. Faça isso com antecedência para facilitar a definição de preços e a decisão das estratégias para chamar a atenção do consumidor com um preço atrativo.
Lembre-se que ofertar um preço muito inferior também não é uma prática recomendada. Leve em conta o orçamento e o perfil do seu e-commerce para ter uma decisão final mais certeira.
Então, analise previamente como estão os valores da concorrência, dê descontos reais, mas que sejam vantajosos tanto para o cliente quanto para você.
Aproveite e avalie o valor de frete e o prazo de entrega dos principais concorrentes. Além do preço, estes dois fatores são os mais considerados pelos consumidores do comércio eletrônico.
Afinal, não adianta ter o melhor preço e perder vendas por frete alto ou prazo de entrega longo.
3. Reforce o seu estoque para a Black Friday
Como se preparar para a Black Friday sem pensar no estoque? Além do atendimento diferenciado, seu negócio deve contar com estoque maior de produtos, até porque a procura vai crescer. Sendo assim, podemos afirmar que as promoções e condições ofertadas favorecem essa demanda.
Para isso, você precisa ter um planejamento diferenciado. Uma boa estratégia é mapear as saídas de mercadorias da sua loja virtual.
Com esse levantamento, você terá mais chances de acertar quais produtos tendem a ser mais requisitados.
Uma ótima dica é apostar na profundidade e abandonar a variedade. Não entendeu?
Na Black Friday, o maior diferencial é oferecer descontos agressivos. Porém, não é viável fazer isso com todos os produtos da sua loja virtual.
A sugestão é escolher alguns produtos nos quais seu e-commerce é mais competitivo. Fazer uma ótima negociação com os fornecedores e reforçar o estoque desses produtos.
Dessa forma, você pode conseguir bons descontos na aquisição e consequentemente oferecer descontos maiores aos consumidores.
Nunca tente fazer uma promoção tímida (pequenos descontos tipo 5%) em todos os produtos. Diversidade não funciona bem na Black Friday.
Seja bastante agressivo na promoção de alguns produtos e garanta maior lucro em outros produtos associados. Exemplo: vender o notebook com desconto de Black Friday.
Porém, a garantia estendida, mochila e demais acessórios sem desconto.
4. Crie uma jornada completa
O que é exatamente criar uma jornada completa? É pensar em todas as etapas da venda e valorizar a criação de ações que encantem o cliente.
Estabeleça um relacionamento próximo com o público e tenha como meta atraí-lo até a sua loja virtual. É preciso valorizar cada etapa da jornada e verificar quais são os passos para a fidelização.
Para que isso aconteça, o lojista precisa ficar atento em pontos que agradem o consumidor. Por exemplo, a oferta de cupons, brindes e outros benefícios durante a compra são formas de conquistar a fidelização e a confiança do cliente.
Além disso, invista em marketing digital e esteja presente nas redes sociais. Fazer isso engaja o público e ajuda na construção de um relacionamento duradouro. E isso é o que toda empresa deseja, certo?
Então planeje e coloque em prática boas estratégias. Pense como consumidor. Coloque-se no lugar do seu cliente e faça a pergunta: Se eu fosse o consumidor, essa estratégia faria sentido para mim?
5. Planeje sua estratégia de marketing digital
Qualquer ação de marketing demanda tempo para gerar resultados. No digital, não é diferente. Então, realize um planejamento antecipado. A sugestão é pensar suas ações e campanhas com pelo menos 30 dias de antecedência.
Uma das melhores apostas é planejar ações de remarketing para pessoas que já compraram na loja virtual. Vender para quem já é cliente é mais fácil e barato, inclusive na Black Friday.
Analise a sua base de clientes. Se você trabalha com e-mail marketing ou WhatsApp, uma estratégia eficiente é a segmentação. Mantenha seus clientes informados sobre suas promoções e condições diferenciadas na Black Friday.
Para aqueles que já compraram na sua loja, um desconto mais agressivo, ou até mesmo um brinde, pode trazer resultados positivos.
Já para os consumidores que nunca compraram em seu e-commerce, a dica é investir na divulgação do seu Produto Campeão (“carro-chefe” com desconto superagressivo).
O Google disponibilizou um site especial com dicas e melhores práticas preparadas por especialistas da empresa, chamado Temporada Black Friday. Vale a pena conferir esse conteúdo e aprender sacadas para atrair os consumidores certos e impulsionar vendas.
6. Foque no engajamento das suas redes sociais
Hora de falar sobre as redes sociais, principalmente se você quer ter sucesso na Black Friday! Por isso, foque no engajamento no Facebook e Instagram, que são as duas principais mídias do momento.
De acordo com uma pesquisa realizada pela (PwC) Brasil, 77% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais no momento de fechar um compra online. Por isso, invista em conteúdo de qualidade e use a criatividade.
A dica é: prepare-se com antecedência! Comece a divulgar conteúdo sobre a data, pelo menos, 20 dias antes. Isso é muito importante porque, assim, você prepara o consumidor, de forma que ele se organize para ter dinheiro no dia determinado.
Vale ressaltar que a Black Friday cai no fim do mês e muitos consumidores podem não ter dinheiro para as compras. Então, criar esse engajamento prévio é interessante!
7. Invista em anúncios específicos para a Black Friday
Se você quer investir em marketing digital e com isso ter um maior número de vendas na Black Friday, os anúncios são um poderoso aliado. Usar essa estratégia aumenta as chances de destaque — e quanto maior visibilidade, mais lucros.
No entanto, um bom anúncio precisa ter um diferencial de tantos outros publicados nas redes sociais ou no Google Ads. Inovação, criatividade e conceito da marca são fatores essenciais nesse tipo de propaganda.
Foque em chamadas sucintas, que despertem a atenção do usuário e priorize a boa experiência visual, com imagens de alta resolução e que estejam conectadas com o seu e-commerce.
Considere que o anúncio, em muitos casos, é o primeiro contato que o lead (futuro cliente) tem com a loja virtual. Por isso, vale a pena investir em uma propaganda que impacte positivamente o usuário.
8. Tenha cuidado com o frete
É preciso entender que o cliente pode nunca mais voltar para sua loja virtual caso não fique satisfeito com o serviço prestado. Então trate a Black Friday com seriedade e esteja pronto para dar suporte caso as pessoas procurem informações sobre a entrega.
Planejar e conversar com seus fornecedores e transportadores também é fundamental, pois você precisa passar um prazo de entrega real aos clientes.
As pessoas que deixam para adquirir produtos nesse dia supõem que a entrega será bastante demorada, então tente postar o quanto antes seus pedidos e surpreenda o seu cliente! Dessa forma ele será fidelizado, e esse deve ser um dos seus principais objetivos.
9. Prepare o atendimento para a Black Friday
Como a Black Friday dura apenas um dia, é necessário que o atendimento seja satisfatório para o usuário. Uma experiência ruim pode comprometer as compras futuras.
Provavelmente nesse dia a demanda de clientes será maior. Então se você não oferecer um suporte adequado poderá perder um volume considerável de vendas.
Lembre-se que sua loja virtual não será a única a fazer promoções. Todas as concorrentes também tentarão captar clientes e, consequentemente, aumentar os lucros.
Uma boa dica é oferecer treinamento especializado para as pessoas encarregadas desse primeiro contato com os leads. É importante ressaltar que agilidade e eficácia são indispensáveis quando o assunto é Black Friday. Então fique atento e prepare bem a sua equipe.
Lembre-se de manter o atendimento reforçado também nos dias seguintes a Black Friday, principalmente no sábado e segunda-feira. Pois o volume de dúvidas, reclamações e trocas pode aumentar na mesma proporção das vendas.
Algumas lojas deixam algumas promoções ativas até o domingo seguinte. Nesse caso, a estratégia de atendimento também deve ser mantida.
10. Faça uma pesquisa de satisfação pós Black Friday
Como citamos acima, o atendimento durante e após a campanha é essencial para um bom relacionamento com os clientes. Na Black Friday, as lojas virtuais recebem novos compradores, aumentando, assim, a base.
A dica é aproveitar esse momento para saber o que pode ser melhorado em sua plataforma (e-commerce), portfólio de produtos, preços, entrega, retornos de dúvidas e outros.
Para isso, use e abuse do e-mail marketing! Ele é o melhor canal para esse tipo de interação pós-venda.
11. Esteja próximo do seu cliente
Estar próximo dos clientes é algo que as redes sociais oferecem com maestria! Use e abuse desse poder.
Por meio das mídias sociais, ofereça atendimento diferenciado e responda a todos os seguidores que enviarem dúvidas, sugestões e até mesmo reclamações. O importante é dar atenção a todos e, claro, em tempo hábil.
Sobre isso, veja se a sua loja virtual tem um crescimento de engajamento significativo na Black Friday. Se sim, vale a pena reforçar a equipe durante o mês de novembro.
12. Preze pela transparência
Não suba o preço de um produto para aplicar o desconto — agindo desse modo você só prejudica a imagem da sua marca. A transparência é primordial, então, mesmo que você não coloque descontos em todos os itens, faça promoções reais.
Caso você não tenha muitos produtos, use a Black Friday como um “queimão”, oferecendo preços imperdíveis aos produtos pouco procurados. Assim as pessoas ficam contentes, divulgam a sua marca e você aumenta sua base de clientes.
13. Invista na estrutura do site
Investir em marketing, campanha e promoções, sem ter um site estruturado, é como dar um tiro no pé. Por isso, fique atento!
De acordo com o Reclame Aqui, o segundo motivo de insatisfação dos consumidores na Black Friday de 2015, foi a dificuldade em finalizar a compra.
Então, para evitar tais reclamações, entre em contato com o seu fornecedor, com antecedência, e verifique as ações necessárias para que não haja lentidão e quedas durante a Black Friday.
Outra dica é fazer um diagnóstico completo da sua loja virtual antes da Black Friday. Dessa forma, pode-se identificar e corrigir erros que podem impactar as vendas, inclusive problemas de performance.
14. Respeite os prazos indicados para a entrega
A Black Friday é uma das principais datas de atração de novos clientes para a sua loja virtual. Por isso, é importante aproveitar a “deixa” e fidelizar esses consumidores.
Para isso, uma das principais estratégias é cuidar para que a entrega seja feita dentro do prazo, evitando reclamações e má imagem do seu e-commerce junto ao público.
Acredite: muitas empresas atrasam o envio dos produtos nessa época. Você seguindo a data estabelecida já estará à frente da concorrência e, claro, deixará o seu cliente feliz e querendo viver novas experiências com você!
15. Diversifique os meios de pagamento
Se a sua loja virtual aceita somente cartões de crédito, que tal estruturar o seu site para que outros formatos sejam aceitos?
Pense em oferecer boleto bancário, pagamentos em mais parcelas (dependendo do valor final da compra), débito e até mesmo dividir em mais de um cartão.
Diversificar e facilitar a compra é um dos caminhos para que o seu negócio venda mais na data. Muitos brasileiros ainda não têm cartão de crédito e podem encontrar dificuldades para finalizar o pedido exatamente por esse motivo. Pesquise sobre a sua persona e abra os caminhos!
Ah, caso não seja válido manter a ideia durante todo o ano, não se preocupe! Essa é uma estratégia focada em eventos como a Black Friday, ok?
Check-list da Black Friday 2021
Abaixo, listamos as principais tarefas que você deve priorizar nos três momentos da Black Friday: antes, durante e depois. Tome nota:
Antes da Black Friday
Marketing para redes sociais, site e e-mail marketing
Prepare as peças que estarão nas suas redes sociais antes e durante a Black Friday, assim como o banner de seu site e, claro, os e-mails que serão enviados dias antes e nos dias das promoções. Tudo deve ser feito com antecedência de maneira a evitar erros. As estratégias de marketing digital são primordiais para que os consumidores entendam como a data será utilizada em sua loja virtual.
Revise seu estoque e veja se precisará fazer novos pedidos
Veja se o seu mix de produtos está dentro das ofertas que serão divulgadas e se haverá a necessidade de pedir novos itens. Muitas lojas virtuais são criticadas por cancelarem compras devido à falta de mercadoria, principalmente na Black Friday.
Uma estratégia muito utilizada é comprar alguns itens em maior quantidade e conseguir preços melhores. Comprando mais barato é possível oferecer maiores descontos, sem prejuízo. Apostar na profundidade do estoque é uma ótima alternativa.
Acrescente dias a mais na entrega ou negocie com as empresas de transporte
Quem nunca fez uma comprinha e ficou na ansiedade para tê-la em mãos? Em datas como a Black Friday, isso pode demorar um pouco a mais para acontecer.
Porém, não há problema se os dias adicionais no prazo da entrega estiverem explícitos desde o início da jornada de compra do usuário. Aqui, a única regra é evitar frustrações.
Veja de o seu site está com todo o fluxo funcionando perfeitamente
Faça testes e veja se o seu e-commerce está com todo o fluxo de compra funcionando: experimente fazer simulações de compras em vários métodos de pagamento: do cartão de crédito ao PIX. Dessa maneira, você evita imprevistos nos dias de promoções e não perde vendas.
Durante a Black Friday
Esteja presente nas redes sociais e responda seus usuários em tempo real
Sabe o planejamento feito na etapa anterior? Agora é a hora de subir suas publicações nas redes sociais e acompanhar os comentários e directs, de forma a não deixar seus potenciais clientes sem retorno.
Acompanhe as vendas e faça alterações necessárias
Um item acabou antes do esperado? Avise nas suas redes sociais e e-mail, sem esquecer de confirmar se ele está com status de indisponível no site. Agora, por outro lado, existe alguma mercadoria que mesmo com desconto não está vendendo? Faça uma oferta relâmpago!
A sua Black Friday foi um sucesso? Que tal estender para mais dias e fazer, por exemplo, uma Black Weekend? #Ficaadica
Após a Black Friday
Retire banners e demais comunicações de ofertas de seu site
Troque os banners e demais comunicações da sua loja virtual. Isso porque, pela Lei do Consumidor, se um preço estiver trocado por erro, ele deve ser oferecido ao cliente da forma como ele viu em seu site. Não coma mosca!
Acompanhe as entregas e esteja atento aos canais de comunicação
O pós-venda é tão importante quanto as vendas. Essa é a etapa da jornada em que a pessoa fideliza a sua loja e volta mais vezes, também indicando-a para amigos e familiares.
Por isso, esteja atento (a) e acompanhe seu SAC, retornando em tempo real ou com poucas horas no tempo de resposta.
O pós-Black Friday é uma grande alternativa para fidelizar clientes.
Lembre-se que a Black Friday 2021 não deve ser Black Fraude
Criada nos Estados Unidos, a Black Friday foi “carinhosamente” apelidada pelos brasileiros de “Black Fraude”, pelo simples fato de muitas empresas enganarem os clientes com promessas ilusórias de prazo de entrega, qualidade dos produtos e, principalmente, preços.
Algumas empresas tentam “maquiar” os preços dos produtos, aumentando os valores antes da Black Friday e diminuindo no dia da campanha. Algo como “metade do dobro do preço “.
Os consumidores estão cada vez mais atentos a esse tipo de prática e, além de perder vendas, os lojistas que utilizam essa estratégia prejudicam a reputação da empresa. Por isso, seja transparente e ofereça descontos reais.
Não utilize estratégias fraudulentas! Ofereça situações reais para o seu público e, certamente, seu negócio terá resultados positivos.
A Black Friday 2021 pode alavancar o seu negócio e trazer ótimos resultados. Então, é só se planejar com antecedência e já colocar a mão na massa!
Escrito por Lorena Milo
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