No passado o Marketing foi predominantemente interpretado como um acessório da comunicação. Entretanto, essa concepção foi totalmente reformulada nas últimas décadas pela própria modernização das ações adotadas pelas empresas nos últimos anos.
Em rigor, o Marketing moderno pode ser entendido como um grande processo que engloba toda a jornada de uma marca, um produto ou um serviço. Ou seja, pensamos em Marketing desde a pesquisa, a discussão e a concepção do negócio até o relacionamento com o público, a venda e a fidelização.
Como funciona o Marketing Estratégico na prática?
Podemos iniciar o planejamento do Marketing Estratégico a partir de três questões básicas:
- Segmentação — em que mercado competirá?
- Posicionamento — como competirá?
- Cronograma — quando competirá?
A Luiz Chesini Consultoria implementa nas organizações o Mix de Marketing, que é um conjunto de ferramentas, ações e estratégias adotadas por uma empresa para promover um produto, um serviço ou uma marca.
Os 4 Ps do Marketing são os pilares para a definição desses elementos:
- preço — público, custos, margem e valor;
- praça — segmentação, modalidade (físico ou online), logística, armazenamento e distribuição;
- produto — solução, atributos (tangíveis e intangíveis), demanda, conteúdo e embalagem;
- promoção — oferta, canais e estratégias de divulgação, posicionamento, vendas etc.