Marketing 5.0: tecnologia para atender as necessidades dos clientes
Em 2021 Kotler, Kartajaya e Setiawan lançarão o livro Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade, ainda sem título em portugês.
No livro Marketing 4.0: do tradicional ao digital, os autores abordaram o Marketing 4.0 como um desdobramento do Marketing 3.0, ou seja, nos apresentam a abordagem como uma “ampliação do marketing centrado no ser humano para cobrir cada aspecto da jornada do cliente.”
No Marketing 5.0 Kotler, Kartajaya e Setiawan nos explicam como os profissionais de marketing podem usar a tecnologia, em particular a inteligência artificial, para atender às necessidades dos clientes e fazer a diferença no mundo.
Em uma nova era, quando os profissionais de marketing estão diante da transformação digital dos negócios e da mudança de comportamento dos clientes, com um crescente número de pontos de venda sem a presença humana e a inteligência artificial no ambiente virtual e nos serviços, este livro abordará uma forma de integrar a evolução tecnológica e do modelo de negócios com as transformações significativas no comportamento do consumidor que ocorreram, sobretudo, na última década.
Seguindo o padrão apresentado em sua série de best-sellers Marketing X.0, os autores contemplarão os tópicos necessários para entendermos o marketing moderno, incluindo:
- Inteligência Artificial para automação de marketing
- Marketing ágil
- Marketing de “segmentos de um”
- Tecnologia contextual
- Tecnologias de reconhecimento facial e de voz para marketing
- O futuro da Experiência do Cliente (CX)
- Transmídia storytelling
- A entrega de serviço “Qualquer-Sempre-Onde”
- Modelo de negócios “Tudo é serviço”
- Internet das coisas e blockchain para marketing
- Marketing de realidade virtual e aumentada
- Ativismo corporativo
O Marketing 5.0 promete revigorar o campo do marketing com recomendações acionáveis e percepções exclusivas.
Se por um lado a pandemia da Covid-19 provocou transformações significativas no marketing digital, por outro reforçou a relevância do Marketing 5.0. A pandemia em algum momento será controlada. Todavia, é importante que os empreendedores tenham em mente que as mudanças provocadas pelo vírus no ambiente e no mercado se manterão configurando o que alguns chamam de “um novo normal”. O cenário anterior ao corona não retornará e não se adaptar aos novos desafios significará estar ultrapassado, portanto, é importante estar atento aos valores que sua empresa transmite nos produtos, serviços e marca. Os consumidores com certeza estarão atentos.
By Annibal Affonso
Deixe um comentário