Compra do Big pelo Carrefour incomoda o setor de bebidas

Compra do Big pelo Carrefour incomoda o setor de bebidas

A recente compra do Big pelo Carrefour – dois dos maiores canais de distribuição do País –, tem levantado uma discussão entre as pequenas indústrias de bebidas. Segundo a Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), o problema dessa transação está na distribuição dos produtos, que ficará cada vez mais acumulada, dando poder uma rede.

“É algo que sempre acaba prejudicando os pequenos empresários – da indústria ao pequeno varejista. A exigência desse novo grupo impõe condições extremamente fora da realidade”, explica o economista da Afrebras, Marcelo Júnior.

De acordo com a associação, a concentração de mercado no País passou a ser algo comum. Basta observar outros setores, como o financeiro, que se resume em cinco instituições, e a própria indústria de bebidas, que segundo eles se concentra em quatro grandes grupos, que juntos, centralizam mais 92% do faturamento.

“É algo que sempre acaba prejudicando os pequenos empresários – da indústria ao pequeno varejista. A exigência desse novo grupo ao adquirir da indústria impõe condições extremamente fora da realidade”, explica o economista da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), Marcelo Júnior.

De acordo com a associação, no passado, o mercado de refrigerantes era mais dividido, e as pequenas empresas chegavam a deter mais de 30% do mercado. Hoje, a participação das pequenas e médias indústrias de bebidas resulta em menos da metade. “Essa situação prejudica a sociedade, pois leva à dependência do consumidor à determinada rede de distribuição, aumenta a desigualdade entre os fornecedores, sem contar outros tantos efeitos”, explica o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, acrescentando que em 20 anos foi registrado o fechamento de mais de 600 indústrias de bebidas no País por conta dessas ações.

Fonte: https://www.supervarejo.com.br/materias/compra-do-big-pelo-carrefour-incomoda-o-setor-de-bebidas

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *