Consultoria empresarial
A consultoria empresarial é uma prestação de serviço efetuada por agentes externos à empresa que são contratados para resolver uma demanda específica. As etapas clássicas são:
- O diagnóstico da situação a ser resolvida
- O estabelecimento de metas realistas à luz deste diagnóstico
- A elaboração do plano de ação; e
- Quando necessário, o acompanhamento da execução do plano de ação pelo consultor.
Princípios básicos da consultoria empresarial
Consultoria é basicamente o processo de transferência de conhecimento de uma pessoa para outra. Desde os primórdios da civilização, sempre havia alguém mais experiente na tribo que aconselhava seus pares, adultos e jovens.
E não eram necessariamente os chefes, ainda que todo líder sempre seja um consultor. A questão de ser um especialista em determinado assunto é a base da consultoria, sua razão de existir. Se o profissional não for um especialista, por que contratá-lo? O consultor tem que ser um especialista na questão.
Sendo assim, podemos então dizer que consultoria significa uma educação. Ainda que conceitualmente a consultoria possa ser chamada de educação e abranger qualquer área do conhecimento, na prática a palavra está muito associada ao seu emprego profissional.
Consultoria Empresarial
A consultoria empresarial é o processo pelo qual um profissional contratado disponibiliza as soluções em relação a uma necessidade ou problema de uma empresa. A consultoria empresarial, que pode ser executada por uma empresa de consultoria ou por um consultor, tem por finalidade esclarecer dúvidas e dificuldades do empresário para entender e resolver uma questão que em geral esteja impedindo a empresa de alcançar suas metas.
A grande maioria dos empreendedores não possui conhecimentos aprofundados em todas as áreas da empresa e, dessa forma, contar com a ajuda de um especialista é importante para o bom desempenho como um todo. A consultoria empresarial pode ser desenvolvida em qualquer setor, seja financeiro, marketing, vendas, recursos humanos, atendimento ao cliente dentre outros.
Pode apresentar estratégias a serem utilizadas pelas empresas para aumentar diminuir as despesas, aumentar a produtividade, aumentar o faturamento, melhorar a gestão de pessoas, melhorar o marketing e o relacionamento com os clientes, tudo isso em geral com foco no aumento do lucro e melhoria do clima organizacional e qualidade de vida das pessoas.
Consultoria em Gestão Empresarial
É a consultoria mais generalista de todas. Não há como falar em gestão empresarial sem abordar todas as demais áreas da empresa. O que a destaca então é o fato de que seu foco é o controle das demais áreas, estabelecendo formas de planejar, comandar e acompanhar os indicadores de resultados de cada uma. Ela aborda principalmente questões como:
- Planejamento Estratégico
- Processos decisórios
- Cadeia de comando
- Indicadores de resultado
- Controles / softwares
- Planejamento Operacional
- Marketing
A consultoria em Planejamento Estratégico Empresarial é a primeira etapa de uma boa Consultoria em Gestão Empresarial.
Deixe um comentário