Motivação no trabalho: 4 ideias para manter sua equipe motivada

Motivação no trabalho: 4 ideias para manter sua equipe motivada

Você quer inspirar o melhor em sua equipe. E sabe qual a melhor maneira de alcançar esse objetivo? Mantenha a motivação elevada.

Quando a motivação da equipe está em alta, é provável que seus funcionários fiquem engajados e entusiasmados com o trabalho. Mas quando a motivação despenca, o oposto acontece; eles com certeza vão se sentir desengajados e desmotivados — e como voltar a inspirar o melhor em sua equipe? Vai ser uma batalha difícil.

Portanto, se você quer que sua equipe tenha um desempenho de alto nível (e se divirta), você precisa encontrar maneiras de manter a motivação elevada. Mas como? Quais são algumas das maneiras pelas quais os gerentes podem dar o empurrão tão necessário à motivação da equipe?

O que é motivação da equipe? Por que isso é tão importante?

Primeiro, o mais importante. Antes de falarmos sobre como aumentar a motivação da equipe, vamos fazer uma breve revisão sobre o que, exatamente, é a motivação.

“A motivação é a temperatura emocional coletiva de uma equipe”, diz Monica Parker, fundadora da HATCH, uma empresa global de gestão de mudanças formada por psicólogos organizacionais e cientistas sociais e focada em tornar a vida no trabalho melhor. “Recapitulando, a motivação representa a atitude, confiança e perspectiva da equipe”.

E, dependendo do nível de motivação da sua equipe, essa temperatura emocional pode — e vai — aparecer de maneiras muito diferentes.

Quando uma equipe está com a motivação alta, os membros normalmente vão estar “dispostos entusiasmados e vão querer fazer tudo o que for possível para ajudar uns aos outros e/ou à empresa”, diz JP Gaston, um líder com 20 anos de experiência na gestão de equipes e cofundador, anfitrião e produtor do podcast The Biz Dojo. “As reuniões de equipe muitas vezes são marcadas por um clima de camaradagem, risos e brincadeiras uns com os outros, [e] elogios por um trabalho bem-feito de colegas”.

Na essência, as equipes motivadas são positivas, felizes e engajadas em seu trabalho — e esse engajamento pode render muito. De acordo com o mais recente Relatório sobre o estado do local de trabalho americano da Gallup, empresas com equipes muito engajadas apresentam rentabilidade 21% maior, produtividade 17% maior, indicadores de satisfação do cliente 10% maiores e ausência 41% menor do que empresas com funcionários menos engajados.

Por outro lado, as equipes desmotivadas não vão ter o mesmo tipo de entusiasmo no trabalho. Na verdade, elas podem parecer totalmente desanimadas. “Você pode ver pessoas parecendo estressadas no trabalho todos os dias e repetindo coisas sem muito sentido, mas que indicam estresse e desmotivação… [como] ‘Estou tão cansada’, ‘Já é sexta-feira?’, Ou ‘Estou apenas tentando não afundar'”, diz Josh Rovner, líder e autor de Desvende o sistema: como diagnosticar e curar as dezfalhas críticas em sua empresa. 

De acordo com Gaston, as equipes desmotivadas também são muitas vezes desengajadas e mostram “participação mínima… seja pedindo horas extras, para assumir um projeto adicional ou apenas procurando pessoas que levantem a mão para responder a uma pergunta. “No ambiente [principalmente remoto] de hoje, o indicativo às vezes também pode ser câmeras e microfones desligados em videoconferências”.

A desmotivação também pode se traduzir em problemas de desempenho. “Na maioria dos casos, os líderes podem ver problemas de motivação olhando para os dados”, diz Gaston. “Em geral acontece aos poucos — as estatísticas de desempenho, em ritmo gradual, mas constante, caem com o tempo”.

Em suma, quando a motivação está alta, as equipes estão mais engajadas, mais produtivas e mais felizes no trabalho — o que se traduz em melhores resultados para a equipe, para o gerente e para a empresa em geral. E quando a equipe está desmotivada? Os funcionários não estão muito animados para estar no trabalho — e eles e a empresa sofrem como resultado. 

“A motivação elevada permite que as equipes se concentrem em fazer seu trabalho da melhor maneira possível, sem a distração de se preocupar com sua própria felicidade”, diz Rovner. “Se uma equipe está distraída pela desmotivação, ela vai ser muito menos produtiva — e o desempenho vai ser prejudicado — porque o tempo e a energia mental que deveriam ser gastos na solução de problemas, inovação, melhoria das coisas e com produtividade vão em vez disso, ser gastos em lidar com questões internas ou ‘se afogando’ na própria desmotivação”.

O que deixa uma equipe desmotivada?

A desmotivação pode afundar uma equipe e, como gerente, é seu trabalho identificar quaisquer esgotadores de motivação e dar uma resposta rápida e efetiva.

“Os três principais motivos para a queda da motivação são o estresse do excesso de trabalho, o sentimento de desvalorização e a falha da gerência em lidar com indivíduos tóxicos”, diz Parker.

Então, se sua equipe está trabalhando 24 horas por dia sem ouvir um “obrigado” da liderança — ou se estão presos trabalhando em um projeto com um colega de trabalho tóxico, a motivação da equipe deve apresentar uma queda significativa. Na verdade, de acordo com os dados da officevibe, 69% dos funcionários afirmam que trabalhariam mais se sentissem que seus esforços fossem mais bem reconhecidos.

O microgerenciamento também pode fazer com que a motivação da sua equipe despenque — mesmo se bem-intencionado. “Na maioria das vezes, os gerentes são promovidos para a função de líder a partir de um cargo de colaborador”, diz Gaston. “Muitos novos líderes têm dificuldade em abrir mão do controle que antes tinham sobre seu nível de desempenho e acabam microgerenciando tarefas dentro da equipe. Essa atitude cria problemas de confiança entre o líder e os membros da equipe, o que perturba a motivação muito rápido”.

Como motivar sua equipe e obter melhores resultados: 4 estratégias 

Está claro que manter a motivação da sua equipe é uma obrigação. Mas quais são algumas maneiras de impulsionar a motivação de sua equipe e inspirar o melhor trabalho no processo?

Aumente a motivação da sua equipe hoje mesmo

Você pode tomar todas as medidas certas para manter a motivação da equipe — mas se tiver pessoas negativas e tóxicas em sua equipe, elas vão deixar todos para baixo.

É por esse motivo que, se você quiser manter a motivação de sua equipe em um nível elevado, é necessário encher a equipe com pessoas que vão contribuir com essa motivação — o que começa com quem você contrata.

“Não apenas promova um ambiente de positividade e gratidão dentro de sua equipe, mas considere mais do que habilidades ou experiência dos [novos] membros da equipe quando eles chegam”, diz Gaston. Porque ensinar a alguém os meandros da função é “muito mais fácil do que ensinar a ter uma atitude positiva, atenciosa e colaborativa no trabalho todos os dias”.

Reconheça os esforços da equipe e comemore as vitórias

Como mencionado, não se sentir reconhecido e apreciado é uma receita para a desmotivação da equipe. Portanto, se você quiser aumentar a motivação da sua equipe, reconheça — e comemore — o trabalho árduo, as conquistas e as vitórias.

O reconhecimento é importante para promover um ambiente de equipe e elevar a motivação”, diz Gaston. “Mesmo um pequeno agradecimento pode significar muita coisa”. 

E, embora reconhecer o esforço da equipe e comemorar suas vitórias seja sempre importante, “é necessário mais foco para oferecer apoio à sua equipe quando todos estão trabalhando em regime remoto”, diz Parker — quando eles podem se sentir desconectados da empresa e da equipe como um todo.

Abra sua reunião de equipe semanal reconhecendo algo que cada membro da equipe contribuiu ou fez bem na semana passada. Faça um happy hour virtual para comemorar o encerramento de um grande projeto e, se você tiver orçamento, dê a cada membro da equipe um pequeno presente (como um vale-presente para seu café de que mais gostam) para agradecer por todo o trabalho árduo para concretizar as metas. Ao marcar uma reunião individual com um funcionário, vá preparado para comemorar as maneiras como ele está surpreendendo dentro da equipe.

O resultado final? Um pouco de reconhecimento ajuda muito quando se trata de elevar a motivação — então, se você quiser manter a motivação, dê à sua equipe o reconhecimento e a apreciação que ela merece em todas as oportunidades.

Resista ao impulso de microgerenciar

Como gerente, você pode pensar que é seu trabalho controlar como e quando sua equipe faz o trabalho. Mas, como já mencionado, existem poucas coisas que podem derrubar a motivação tão rápido quanto o microgerenciamento de sua equipe.

“Se você deixar os funcionários de mãos atadas de tanto tentar controlar como eles fazem o trabalho, nunca vai chegar a um ponto em que sua equipe alcance seu potencial — tanto na motivação quanto em outras áreas”, diz Gaston.

Você contratou sua equipe porque acreditava na capacidade dela de fazer o trabalho — e fazer bem-feito. Então, se você quiser manter a motivação, dê a eles esse espaço.

“Indivíduos que recebem tempo, espaço e confiança para realizar suas tarefas por conta própria com pouco envolvimento dos líderes são significativamente mais bem-sucedidos, e a motivação melhora em todos os setores”, diz Gaston.

Pergunte o que sua equipe precisa para aumentar a motivação

Cada equipe é diferente — e, dessa forma, a melhor maneira de aumentar a motivação varia de equipe para equipe. Então, você quer mesmo saber como dar a sua equipe o empurrão na motivação de que ela precisa para se sentir feliz, engajada e bem-sucedida no trabalho? Faça perguntas.

“Uma das maneiras mais fáceis de entender a motivação da equipe é fazer com frequência quatro perguntas aos seus funcionários”, diz Rovner. “O que estamos fazendo de errado? O que eu não sei e precisaria saber? Como vocês estão se sentindo? O que posso fazer para ajudar?”

Então, (e esta é a parte importante!), ouça as respostas de sua equipe e dê continuidade a qualquer feedback que eles fornecerem. 

Por exemplo, se um membro da equipe lhe disser que ele está se sentindo estressado porque tem muitos prazos conflitantes, faça um esforço para eliminar algumas tarefas—e então diga a ele que você removeu essas tarefas para oferecer um pouco de espaço para respirar. 

Ou se, em uma reunião de equipe, sua equipe lhe dá um feedback coletivo de que está se sentindo desconectada ao trabalhar em regime remoto, agende mais reuniões individuais e reuniões semanais virtuais para ajudar todos a se conectar em um nível mais pessoal — e faça o acompanhamento após a primeira reunião para ver se essa medida está estimulando a sensação de conexão de que precisam.

A questão é que cada equipe — e membro da equipe — vai precisar de coisas diferentes para elevar a motivação. Então, se você quiser dar um incentivo eficaz para a motivação de sua equipe, pergunte o que eles precisam especificamente e providencie o que for necessário.

Aumente a motivação da sua equipe hoje

Quando a motivação está alta, as equipes estão mais engajadas, satisfeitas e produtivas no trabalho. E agora que você sabe exatamente como elevar a motivação da sua equipe, o que resta a fazer? Encare o desafio e aumente a motivação — e observe sua equipe prosperar como resultado.

Fonte: https://blog.trello.com/br

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *