Pix: 73% dos brasileiros com smartphone já utilizaram a plataforma, apura pesquisa
Segundo estudo, modalidade já supera pagamento por aproximação e por QR Code
Segundo pesquisa desenvolvida pelo Mobile Time com a Opinion Box, 73% dos internautas brasileiros que possuem smartphone já estão utilizando a plataforma Pix em suas transações entre contas.
Desde o seu lançamento, em novembro do ano passado, até março, mês em que foi realizado o estudo, o Pix já acumula mais de 1 bilhão de transações e uma movimentação de quase R$ 800 bilhões, de acordo com dados do Banco Central.
O sucesso pode ser explicado pelo fato de o serviço permitir uma transação instantânea, além de sua interoperabilidade e a gratuidade para pessoas físicas. “Não à toa, o Pix tem um alto índice de aprovação: 95% das pessoas que já fizeram um pagamento instantâneo pelo Pix se consideram satisfeitas ou muito satisfeitas com o serviço – deram notas 4 ou 5 em uma escala de 1 a 5 para medir sua satisfação”, comenta Fernando Paiva, editor do Mobile Time e coordenador do levantamento.
A pesquisa também apurou que a popularidade da plataforma é maior entre os jovens de 16 a 29 anos (78% deles já enviaram um Pix) do que entre as pessoas com 50 anos ou mais (55% destas já usou o serviço). A proporção que experimentou a novidade é maior também entre pessoas das classes A e B (81%) do que entre aquelas das classes C, D e E (71%). A diferença por renda mensal se expressa ainda mais claramente com a segmentação pelo sistema operacional do smartphone: 89% dos usuários de iOS (característico de dispositivos mais avançados e caros) já enviaram um Pix, contra 72% daqueles com Android. Não foram identificadas, porém, diferenças expressivas no uso do serviço por região do país. Por sua vez, os pagamentos com QR Code já foram experimentados por 53% dos internautas com celular.
Pagamentos por QR Code e por aproximação
Os números do levantamento também apontam que a proporção dos internautas brasileiros com smartphone que já pagou por QR Code é maior entre homens (56%) que entre mulheres (50%), e maior entre pessoas das classes A e B (59%) do que entre aquelas das classes C, D e E (51%).
Os pagamentos por aproximação (NFC – Contactless) também estão se popularizando, embora mais lentamente que o Pix. A pesquisa apurou que 34% dos entrevistados já utilizaram esse recurso, o que representa um aumento de 11 pontos percentuais em um ano. Considerando a sua utilização por classes sociais e o fato de que essa tecnologia nem sempre está presente em celulares populares, a pesquisa constatou que o iOS é 47% do total, contra 33% do Android, “o que reflete a desigualdade social do país, sabendo-se que muitos aparelhos Android de baixo custo não são habilitados com a tecnologia NFC para pagamentos por aproximação”, observa Fernando Paiva.
Empréstimos pelo celular
O estudo também apurou que 25% dos brasileiros já solicitaram um empréstimo pelo smartphone. A proporção é maior entre pessoas das classes C, D e E (26%) do que entre aquelas das classes A e B (19%). Quando questionados sobre o valor do empréstimo mais recente que contrataram pelo celular, a maioria (90%) informa que foi abaixo de R$ 10 mil. Veja os percentuais abaixo:
– Menos de R$ 100 – 9%
– Entre R$ 100 e R$ 999 – 28%
– Entre R$ 1 mil e R$ 9.999 – 53%
– R$ 10 mil ou mais – 10%
“Como muitos bancos e fintechs oferecem empréstimos através de apps no smartphone, o dispositivo é um canal ágil e eficiente para a oferta de crédito. E os dados coletados pelo aparelho podem contribuir para um cálculo mais preciso do score de crédito”, explica Fernando Paiva.
Fonte: https://administradores.com.br/noticias/pix-73-dos-brasileiros-com-smartphone-j%C3%A1-utilizaram-a-plataforma
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