Marketing 5.0: O que é, objetivos, exemplos e como aplicar
O Marketing 5.0 já é realidade.
Ele nasce da evolução da disciplina de Marketing, que se adaptou a mudanças promovidas pelas inovações tecnológicas e fatores que transformaram a realidade da sociedade mundial, como a pandemia de Covid-19.
Nesse novo contexto, inteligência humana e artificial devem se unir para enriquecer a experiência do usuário, contribuindo para minimizar pontos negativos e impulsionar mudanças importantes no mercado e na sociedade.
Neste artigo, apresentamos as principais novidades introduzidas pelo Marketing 5.0.
Você vai conhecer seus elementos, objetivos e exemplos para sua empresa aderir ao movimento, ganhando competitividade no mercado.
Veja, abaixo, os tópicos comentados a partir de agora:
- O que é o Marketing 5.0?
- A evolução do marketing
- Marketing 5.0: Tecnologia para Humanidade
- Qual é o objetivo do Marketing 5.0?
- Qual é a importância do Marketing 5.0?
- Quais são os 5 elementos do Marketing 5.0?
- Exemplos de empresas que praticam o Marketing 5.0
- Como aplicar o Marketing 5.0 em uma empresa?
Siga em frente e boa leitura!
O que é o Marketing 5.0?
Marketing 5.0 é um conceito e movimento pautado pela combinação entre tecnologia e o fator humano para atrair, conquistar e ganhar a lealdade dos clientes.
Tem tudo a ver com o cenário atual e futuro, no qual marcas e empresas precisam se conectar de outras formas com seus públicos, muito mais atentas às suas necessidades.
Assim como na ciência, ao longo dos anos, o marketing sofreu diversas transformações e evoluções para atingir esse estágio.
Conforme a tecnologia avançou, as técnicas utilizadas se adequaram a um mercado composto de novos consumidores.
Nele, o marketing é humanizado e também centrado em dados.
Se, por um lado, a pandemia de Covid-19 causou transformações significativas na vida das pessoas, por outro, reforçou a relevância do Marketing 5.0.
Philip Kotler
Philip Kotler é talvez a maior autoridade mundial no tema, sendo considerado como o pai do marketing moderno.
Segundo ele, devido à pandemia, o marketing passa a caminhar lado a lado com a inovação.
Kotler chamou este conceito de Ready to Change (Pronto para Mudar).
Nesse cenário as empresas precisam praticar a criatividade e a experimentação para sobreviver em um mercado cada vez mais mutante.
Nesse cenário, há duas capacidades bastante valorizadas, que são:
- Identificar oportunidade e/ou risco de disrupção
- Analisar cenários e planejar ativamente.
Para auxiliar na compreensão do conceito, Kotler lança, em 2021, o livro “Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade”.
Na obra, explica como os profissionais podem acompanhar os avanços tecnológicos, a mudança no comportamento do cliente e os novos modelos de negócios.
Escrito em parceria com os autores Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, o livro é estruturado em três partes.
A primeira começa com uma análise sobre de que forma as mudanças geracionais criaram um tipo de comportamento do consumidor e como superar as diferenças que dividem o público, incluindo a desigualdade econômica e conflitos políticos.
A segunda parte detalha as novas direções estratégicas, tomadas por empresas em todo o mundo a fim de lidar com novos modelos de negócios que definem o momento atual.
A última parte explora a realidade do desenvolvimento rápido da tecnologia nas áreas de inteligência artificial, onipresença de sensores, realidade aumentada e virtual e a internet das coisas.
Mantendo o padrão de toda a coletânea dos best-sellers de Kotler desde o Marketing 1.0, são abordados tópicos cruciais para entender o momento 5.0, tais como:
- Inteligência artificial para automação de marketing
- Marketing mais ágil
- Marketing de “segmentos de um”
- Tecnologia contextual
- Reconhecimento facial e tecnologia de voz para marketing
- O futuro da experiência do cliente
- Contação de histórias transmídia
- A entrega de serviço no formato “Seja-o-que for-Sempre-que-Onde-quer-que”
- Modelo de negócio “Tudo como um serviço”
- Internet da coisas e blockchain utilizados no marketing
- Marketing de realidade virtual e aumentada
- Ativismo corporativo.
Fonte: https://fia.com.br/blog/marketing-5-0/
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