Blog

Endividamento e inadimplência crescem em agosto, diz CNC

Inadimplência alcançou 29,6% do total das famílias O endividamento das famílias com carnês e cartões de lojas de varejo e a inadimplência das famílias avançaram em agosto. O endividamento alcançou 19,4%, percentual que representa alta de 0,5 ponto percentual (p.p) se comparado ao mês anterior e de 1,2 p.p. em relação com agosto do ano passado. Já a inadimplência alcançou 29,6%...

Melhora das expectativas puxa Índice de Confiança do Comércio

Pesquisa da FGV ouviu 780 empresas O Índice de Confiança do Comércio, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve alta de 4,3 pontos em agosto, com a melhora das expectativas dos empresários sobre o futuro do setor. A sondagem foi divulgada hoje (30), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da FGV, com informações de 780 empresas. Segundo a...

Qual o perfil do consumidor pós-pandemia?

A pandemia da Covid-19 trouxe mudanças repentinas e profundas para as empresas. Quem não estava presente no universo digital, precisou se adaptar rapidamente a esse cenário. Consequentemente, isso gerou uma mudança no perfil do consumidor também.  Se no ambiente físico a experiência do consumidor já precisava ser valorizada, no online, isso ficou muito mais evidente. Valor do frete, prazo de entrega e...

Por que a coragem muda o jogo

A confiança e a ousadia de mudar carreira e trabalho mudam uma pessoa. Mas qual é a importância da coragem para mudar uma empresa? Qual o papel dos líderes corajosos e até onde vai sua influência? Estamos diante de riscos a todo momento, em todos os lugares por onde passamos. Muitas pessoas têm medo de viajar de avião por causa da...

4 estratégias de social selling para vender mais

O empreendedor costuma ser a personificação dos valores da sua marca ou empresa. Desenvolver uma estratégia capaz de expressar esses atributos na comunicação com potenciais clientes é fundamental para o crescimento do negócio. Dentre os muitos desafios da jornada empreendedora, existem cinco que são comuns a todos que se propõem a empreender: gestão de pessoas, gestão financeira, burocracia, inovação, marketing e...

Planejamento é fundamental para lojistas e consumidores

Historicamente, o segundo semestre do ano é sempre melhor que o primeiro, principalmente no que se refere às vendas. E para 2022, as expectativas apresentadas até então são mais do que favoráveis. No varejo, por exemplo, a Associação Brasileira do Varejo está projetando um crescimento nas vendas de até 12% em relação ao primeiro semestre. De agosto a dezembro teremos diversas...

Varejo de SP recua 8% na 1ª quinzena de julho ante mesmo período pré-pandemia

O dado é da prévia do Balanço de Vendas, indicador elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) A movimentação no varejo paulistano na primeira quinzena de julho teve alta de 67,5% em relação ao mesmo período de 2021. O dado é da prévia do Balanço de Vendas, indicador elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da Associação Comercial de...

“Vendendo” vagas: o que é essencial e o que é secundário

Reflexões a partir do diálogo entre uma fera do employer branding e dois talentos do mercado Acompanhei uma troca de mensagens muito rica no LinkedIn. O diálogo aconteceu entre um profissional de employer branding que acompanho sempre, o Nate Guggia, um da área de tecnologia e outro de recrutamento. Optei por traduzir e adaptar a conversa porque nada que eu escrevesse...

Como a Geração Z está mudando a força de trabalho

A próxima geração de trabalhadores está entrando no mercado de trabalho com uma lista de demandas e não tem medo de sair se não forem atendidas. O que é a geração Z? A Geração Z integra indivíduos que nasceram entre os anos de 1997 e 2012. Este grupo é o maior grupo geracional, constituindo 32% da população mundial. Hoje, 59% dos membros...

Qualidade, uma palavra com muitos horizontes

É quase que “prato do dia” falar em qualidade dentro das organizações. Se fala em qualidade nas entregas, qualidades nos processos, qualidade das pessoas etc. Mas o que será que estamos falando quando expressamos esta palavra? Qual o modelo inerente que sustenta tal conceito? Contudo, como a palavra qualidade virou mais uma das palavras esvaziadas na contemporaneidade é preciso resgatá-la e...