Como abordar um cliente na loja da maneira certa

Como abordar um cliente na loja da maneira certa

Grande parte do sucesso do seu negócio está associado à relação cliente-vendedor. Por esse motivo, faz parte da venda saber dialogar com seu cliente, entender o que ele busca e quais as suas insatisfações, desejos e vontades.

Assim você será capaz de criar uma conexão emocional com o cliente para oferecer o melhor atendimento. Até mesmo porque saber falar com o cliente pode aumentar as chances de ela voltar a comprar com você.

Como se preparar para o atendimento

Não é crime treinar conversas com o cliente em casa. Pelo contrário, vender melhor requer treino.

Para isso, ensaie como abordar seu cliente por telefone ou pessoalmente. Faça exercícios na frente do espelho, preste atenção nas suas expressões faciais e vícios de linguagem, como gírias e ou expressões muito regionais.

Se você treinar em casa, o atendimento ao cliente na loja será muito mais tranquilo. Faça disso uma rotina.

Como passar segurança para o cliente

Ensaiar uma venda não significa decorar suas falas e gestos. Tente parecer o mais seguro possível no contato com o cliente.

Para isso, conheça muito bem o seu produto e esteja preparado para responder qualquer tipo de dúvida.

Como garantir um atendimento excelente

Sua postura durante a venda diz muito sobre o compromisso que a marca tem com o cliente. Entenda que você é um porta-voz do negócio, responsável pela imagem final que o cliente terá da marca.

Anota as nossas dicas de como prestar um atendimento excelente ao cliente.

Mostre-se disponível

Assim que o cliente chega na loja, cumprimente com um “bom dia”. Logo em seguida, apresente-se e pergunte seu nome. Se ele não se mostrar muito aberto, diga que você está à disposição se ele precisar de qualquer coisa. Lembre-se do nome, pois isso ajuda a estabelecer um diálogo de confiança. 

Dedique toda a sua atenção para o cliente na loja, mas sem sufocá-lo.

Respeite o seu tempo e também o seu espaço. Você não precisa ficar olhando pra ele o tempo todo, mas tenha em mente que o seu papel é estar ali para ajudá-lo sempre que ele precisar.

Cumprimente o cliente

Cumprimente quando o cliente chegar na loja, e acompanhe-o até o fim da compra, agradecendo no final. Mesmo que ele não retribua seus cumprimentos, saiba que é dever do vendedor ser educado e isso não custa nada.

Seja simpático

Seja bem-humorado, pronuncie com calma as palavras, evite gírias e controle seu nervosismo inicial.

Entenda que alguns clientes e tipos de estabelecimento exigem um atendimento mais formal, mas não se prenda a isso. Você sempre vai conseguir encontrar um meio termo entre um vendedor bastante formal e você mesmo.

Evite atender mais de um cliente por vez

Evite atender duas pessoas ao mesmo tempo, se não for possível, explique aos clientes a situação e se esforce em dobro.

O que perguntar ao cliente quando ele entra na loja

Para demonstrar disponibilidade e também entender exatamente o que o cliente está buscando na loja, utilize perguntas como:

  • Posso ajudar você com alguma coisa?
  • O que você procura exatamente?
  • Tem preferência por alguma marca?
  • Gostaria de experimentar?
  • Seria um presente ou é pra você mesmo?
  • Você já conhece os benefícios deste produto?

O que não perguntar ao cliente

Evite falar coisas que distanciam o cliente ou que fazem com que ele se desinteresse pela compra.

Cada cliente é diferente, então se você estiver preparado, disponível e conectado, vai ser natural evitar perguntas bastante diretas e vazias, como:

  • Pois não?
  • O que você quer?
  • Vai comprar?
  • Achou caro?

Como abordar um cliente pelo telefone

Quando o contato com o cliente é pelo telefone ou WhatsApp, também existem regras para garantir o bom atendimento.

Tente anotar todas as dúvidas ou informações dadas pelo cliente. Ter a visualização de tudo que foi dito, torna mais fácil a sua compreensão e, consequentemente, facilita para que se chegue a uma solução.

Fique atento ao seu próprio tom de voz e certifique-se de que o cliente falou tudo antes você de responder.

Nunca interrompa seu cliente, espere sua vez de falar, elabore sua resposta mostrando pra ele que você está focado somente nele.

Fonte: https://dindimpordindim.com.br/  

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *