Mas, afinal, o que é gestão?
Não existe uma definição simples e clara para gestão. Mas podemos entendê-la como a gerência dos recursos relacionados à atividade comercial. Ou seja, a administração otimizada dos recursos tecnológicos, humanos e financeiros da área comercial.
Na prática:
- utilizar técnicas de gestão de processos e pessoas;
- realizar análises de mercado;
- formar os preços dos produtos e serviços;
- pensar em ações de relacionamento com o cliente;
- definir pontos de vendas, entre outros.
Com isso, podemos entender que a gestão possui três viés de suma importância: o operacional o tático e o estratégico.
Qual a importância da gestão?
Depois de ler o tópico acima, já deu para perceber que a gestão é muito importante em qualquer negócio, independentemente do seu porte ou ramo de atuação, não é mesmo?
Observe com atenção, alguns tópicos importantes em qualquer gestão?
Definição de metas
É impossível pensarmos em planos estratégicos sem a definição clara e adequada das metas. Uma gestão bem executada permite que os objetivos sejam definidos de maneira mais coerente.
Logo, é mais fácil definir as estratégias que serão utilizadas e as principais métricas que devem ser acompanhadas. Assim, pode-se saber se as ações estão condizentes com o objetivo do negócio, reduzindo os riscos de insucesso.
Otimização de processos
A gestão está a cada dia mais tecnológica, principalmente devido ao aumento crescente no volume de dados. Hoje existem muitos softwares capazes de transformar o dia a dia do gestor, automatizando tarefas e oferecendo a ele uma série de informações importantes para basear a tomada de decisão.
Dessa maneira, é possível obter mais conhecimento sobre o mercado e também sobre os públicos de interesse da empresa, como clientes e fornecedores. Com mais informações e a tecnologia certa, muitos processos podem ser automatizados e as decisões se tornam mais acertadas e proveitosas, trazendo resultados benéficos no curto, médio e longo prazo.
Lembre-se que algumas empresas não conseguem vender mais porque não utilizam as práticas certas para isso. Por isso é indispensável desenvolver processos que compreendam melhor os clientes e ofereçam itens que correspondam às suas necessidades.
Aumento das vendas
Esse com certeza é um dos benefícios mais buscados pela gestão. Quando todos os pontos da área são mais bem estruturados, existe um planejamento estratégico e o gestor possui informações e dados precisos sobre os seus clientes e sobre o mercado, é mais fácil conseguir pensar em ações que aumentem as vendas.
Isso significa abordagens mais personalizadas e promoções diferenciadas. Além de campanhas de marketing mais precisas, produtos disponíveis de acordo com as exigências da clientela etc. O resultado dessas ações é mais pessoas comprando do seu negócio e com um ticket médio maior.
Controle financeiro
Faz parte da gestão processar dados financeiros referentes às datas de pagamentos dos fornecedores, contas a receber, fluxo de caixa, entre outros.
Assim, quando existe a figura do gestor e também há o uso da tecnologia adequada, é possível ter um controle maior sobre todos esses pontos, garantindo o crescimento sustentável da empresa.
É impossível realizar um bom planejamento de vendas, por exemplo, sem dados precisos do setor. Logo, é preciso ter ideia do fluxo de caixa, dos custos fixos e variáveis, dos preços dos fornecedores, da sazonalidade do seu produto e de outras informações que só uma boa gestão pode oferecer.
Quando há um bom controle financeiro, por outro lado, a empresa consegue conceber os momentos certos de expandir e retrair para crescer de forma saudável, sem comprometer seu patrimônio.
Além disso, com um bom controle financeiro é mais fácil ter uma boa política de preços, definindo corretamente o preço de venda e a margem de contribuição de cada item, favorecendo o fluxo de caixa e a vida financeira do negócio.
Compras acertadas
A gestão também ajuda o setor de compras. Afinal, é papel do gestor conhecer muito bem o seu público e a variação das vendas. Além de oferecer informações valiosas ao departamento de compras sobre as preferências do seu público e giro médio do estoque.
Quando essas informações estão padronizadas e disponíveis, o setor de compras se torna mais afinado, buscando por fornecedores que ofereçam exatamente o que os seus clientes desejam e com preços mais competitivos.
Deixe um comentário